José Ferreira, Ilda Oliveira e Carlos Brandão integram a direção. Fotografia: Sara Ferreira/DE

Aprovação de candidatura permite construção de novo projeto. Valência para os idosos era um sonho antigo e deverá ver luz ao fundo do túnel em 2025. Pretende chegar a 80 idosos e criar 20 postos de trabalho.

É em Esmojães, ao lado da creche, que a Associação Social e Desenvolvimento da Vila de Anta (ASDVA) está a construir um centro de dia que vai incluir também a valência de apoio domiciliário para idosos. A obra arrancou em dezembro do ano passado e deverá estar concluída entre junho e julho de 2025.

Segundo José Ferreira, presidente da associação, o novo espaço terá capacidade para acolher 40 utentes e prestar apoio em domiciliário a mais 40. O projeto, possível graças a aprovação de candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração PARES 3.0, promovido pela Segurança Social, vai ainda permitir a criação de 20 novos postos de trabalho.

Tal como explica José Ferreira, “tudo começou com uma candidatura submetida em 2020”, mas devido à pandemia, surgiram atrasos no processo, fazendo com que a empreitada iniciasse mais tarde do que o previsto. “A obra era para ser feita com um período de execução de 18 meses, mas tivemos que passar para 24 meses porque o prazo era curto e a mão de obra era pouca”, explica.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 28 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€