Natação masters: Não há idade para nadar e para ganhar medalhas

A equipa natação de masters do SC Espinho tem alcançado vários troféus e, no coletivo, ao longo dos anos, nunca ficou no último lugar. Fotografia: DR

Não são muitos, mas são poucos e bons. A equipa de masters de natação do SC Espinho vem somando pódios em cima de pódios. O mais velho, António Canelas, é o impulsionador e mentor do grupo e, também, o que mais títulos tem acumulado ao longo dos anos. O objetivo será o de trabalhar em equipa, com os mais novos e os mais experientes.

São meia-dúzia e todos partilham o gosto pela natação. Com idades dispares, uns já estão na secção há muito tempo enquanto outros vestem o fato de banho tigre há menos. Mas o objetivo é comum: manter a atividade física praticando a natação. Se houver medalhas, melhor ainda.

A secção tem nadadores de várias idades que traçaram objetivos distintos. Uns querem resultados, outros praticam para se manterem apenas em atividade. O projeto de uma modalidade para os mais velhos, surgiu por parte de António Canelas. “Fiz a proposta para criar os masters no clube ao diretor da secção de natação do SC Espinho, Paulo Freitas. Foi uma forma de poder participar em provas nos masters. Ele aceitou e acolheu muito bem a ideia”, recorda o mais velho e o percussor dos masters no SC Espinho.

O atleta mais medalhado do clube considera que os seus êxitos na natação “são a extensão daquilo que é a instituição SC Espinho e a sua secção de natação”.

Artigo completo na edição de 11 de abril de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.