Abrigo canino foi vandalizado e animais estiveram à solta num pinhal

Fotografia: Francisco Azevedo/arquivo/DE

O canil da Patinhas Sem Lar foi vandalizado e cerca de quatro dezenas de cães foram libertados. Dois dos animais continuam desaparecidos e uma cadela ficou gravemente ferida após ataque de outros animais. Associação quer avançar, rapidamente, para a construção do novo abrigo.

No domingo [14 de abril] de manhã, os responsáveis da Patinhas Sem Lar nem queriam acreditar na situação que estavam a vivenciar. Durante a noite de sábado, o abrigo canino foi vandalizado e perto de 40 cães estavam desaparecidos. Os autores do ato deixaram um cartaz e um aloquete com os símbolos da Associação Intervenção e Resgate Animal (IRA), que já veio a público desmentir qualquer ligação ao que aconteceu em Silvalde.

Ana Paula Castro, dirigente da Associação, estava incrédula com o caso. “Foi mais uma desgraça no nosso abrigo canino. Embora estejam recolhidos, os nossos animais estão à mercê de quem lhes queira fazer mal, tal como ficou provado no ato inqualificável cometido durante o passado fim de semana”, salienta.

De acordo com a responsável, o abrigo canino, em Silvalde, “foi invadido a coberto da noite e soltaram os animais, que ficaram espalhados pelo pinhal”. O atual espaço não possui eletricidade e, por isso, também não é possível a colocação de câmaras de vigilância.

Ana Paula Castro diz que “foram abertas metade das boxes” e que “só não abriram as dos cães de porte grande porque talvez tenham tido medo de ser atacados”.

Há dois animais que continuam desaparecidos e uma cadela ficou gravemente ferida, tendo sido levada à urgência da Clínica Veterinária de Esmoriz. “Todos os animais que estavam à solta regressaram ao abrigo atrás dos voluntários”, diz a responsável.

Artigo completo na edição de 18 de abril de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.