Saída das cruzes à rua mantém-se, mas espinhenses também podem receber a visita pascal em casa (Fotografia: DR)

Depois de uma longa pausa, a visita pascal vai voltar, já a 31 de março, a entrar na casa dos espinhenses que o desejarem, basta que, para isso, façam uma inscrição. A dinâmica está a ser organizada pelos jovens da catequese da Paróquia de Espinho e tem como objetivo manter a proximidade com a comunidade.

Ao fim de 49 anos, a Paróquia de Espinho vai retomar a visita pascal porta a porta. A dinâmica, que tinha sido suspensa na época do padre Manuel Henriques, regressa dia 31 de março e vai realizar-se das 9h30 às 11h30 na freguesia de Espinho. No entanto, a habitual saída das cruzes às ruas vai manter-se.

À Defesa de Espinho, o padre Artur Pinto explica que a visita porta a porta foi interrompida por “haver algumas reações negativas a estas manifestações religiosas”, numa era em que se vivia a revolução de abril. No entanto, recorda que com a chegada do padre Zé Pedro à paróquia, foi retomada a “visita pascal na rua, mas sem entrar nas casas”.

Este ano, o sacerdote decidiu dar o passo seguinte. “Com esta proximidade que gerámos, sobretudo, na pandemia, sentimos que precisávamos de a continuar a manter. Na fase da Covid-19, íamos levar bens alimentares e medicamentos a casa das pessoas e agora queremos levar aquilo que, para nós, o bem maior que é Jesus. Por isso, há agora este desafio às pessoas para abrirem as portas e acolherem Jesus, criando, desta forma, laços mais fortes”, afirma o pároco de Espinho.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 21 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€