Um grupo de cerca de 250 peregrinos da Paróquia de Espinho esteve em Fátima, durante as celebrações do 13 de maio, mas antes percorreram cerca de 180 quilómetros a pé, durante cinco dias. Uma experiência que já não é nova para a maioria e que envolveu sacrifício e, sobretudo, muita fé.

A partida aconteceu a 7 de maio. Depois da bênção do envio na Igreja Matriz, os peregrinos da Paróquia de Espinho rumaram, mais uma vez, ao Santuário de Fátima. O percurso, que obriga a caminhar cerca de 180 quilómetros, é encarado sempre como longo e difícil, embora tenha motivações diferentes para cada um dos participantes. Sara Gonçalves, peregrina repetente do grupo espinhense, admite que participar a faz “acreditar que tudo é possível, basta querermos”.

Este ano, teve oportunidade de percorrer um “caminho de reconciliação” consigo mesma “e com os outros” e confessa que durante o caminho pede muitas vezes “a interferência de Nossa Senhora” para que a ampare e ajude a seguir em frente. “Essa ajuda vem por intermédio de quem connosco caminha”, defende a peregrina espinhense, admitindo que, por vezes, as pessoas deixam de acreditar em si próprias e naquilo que são capazes de fazer. “Deixamo-nos ir abaixo muito facilmente com as adversidades com que nos deparamos no nosso dia-a-dia”, revela.

Natural de Gondomar, Alexandra Magalhães já conta com várias participações no grupo de Espinho. Decidiu, mais uma vez, fazer-se à estrada e não esconde que “foi uma excelente peregrinação, onde tudo estava bem organizado”.

Tal como é habitual, Alexandre garante que “as pessoas da organização estavam sempre prontas para que nada faltasse, desde as enfermeiras aos terapeutas, em especial o To Zé Dias, que além de fazer a peregrinação a pé ainda faz massagens”, evidencia. Como já passou outras vezes pela experiencia, a peregrina destaca que “é satisfatório ver que de ano para ano se juntam ao grupo pessoas cada vez mais jovens”. Por isso, defende “a fé chega a todas as idades”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 16 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€