Primeiro curso profissional de bombeiro na Escola Manuel Laranjeira e nos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho tem 12 alunos e a duração de três anos. Iniciativa pioneira em Portugal tem a chancela da Escola Nacional de Bombeiros e o apoio do Município de Espinho.
Teve início hoje [14 de setembro] o primeiro curso profissional de bombeiro da Escola Dr. Manuel Laranjeira e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que envolve, também, o Município de Espinho e um grupo de 12 alunos.
O novo curso profissional de bombeiro arrancou com uma cerimónia no quartel dos Bombeiros do Concelho de Espinho e que contou com a presença, entre outros, da presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, do diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, Vítor Oliveira, do presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis, do comandante do corpo de bombeiros de Espinho, Pedro Louro e da direção da associação anfitriã.
Trata-se do primeiro curso profissional de bombeiros certificado, que terá a duração de três anos e que é formado por alunos que iniciam, agora, o 10.º ano.
“É o primeiro curso no país”, evidenciou o comandante dos bombeiros, Pedro Louro acrescentando que estes alunos, dentro de três anos, “poderão entrar no mercado de trabalho com a possibilidade de por em prática tudo aquilo que aprenderam”.
Por sua vez, o diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, Vítor Oliveira destacou o momento como “muito especial”, uma vez que este curso vem no sentido de “dar resposta a uma necessidade”.
“Estamos muito orgulhosos por termos este primeiro curso profissional de bombeiro no país com uma certificação técnica”, destacou o diretor.
Vítor Reis, presidente da Escola Nacional de Bombeiros não escondeu a sua satisfação com a parceria feita com este curso pioneiro.
“Acreditamos que esta deveria ser a formação de todos os bombeiros”, disse o responsável pela formação dos soldados da paz em Portugal.
“Trata-se de uma formação exigente e que apenas os bombeiros profissionais têm, que terá a duração de três anos e que os capacitará para o exercício das várias atividades nos corpos de bombeiros”, sublinhou o dirigente da Escola Nacional de Bombeiros.
Por fim, a presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz confessou sentir “um grande orgulho” e por este primeiro curso estar a decorrer “em duas grandes escolas – A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho e a Escola Dr. Manuel Laranjeira” que foi a sua escola enquanto professora.
Para a autarca esta iniciativa tem “uma visão de futuro” e revela-se de “grande importância”, uma vez que este curso “poderá significar a diferença na sociedade”.
“Quero estar aqui, dentro de três anos, para vos entregar os diplomas”, concluiu a autarca espinhense.