O Regimento de Engenharia 3 de Espinho está a realizar trabalhos de proteção nas areias da orla marítima da cidade. As máquinas estão a criar uma vala no areal, de forma a proteger a esplanada e os próprios areais para os dias mais ventosos e chuvosos.
TRATA-SE de um conjunto de intervenções que o Regimento de Engenharia 3 de Espinho (RE3) está a realizar a pedido do Município de Espinho, desde o passado dia 9 de outubro, e que se vão prolongar às próximas três semanas, em cerca de dois quilómetros de areal.
Segundo os militares, trata-se de “uma atividade protocolada, estabelecida entre o RE3 e o Município de Espinho, visando a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações”, e que prevê a execução dos trabalhos de “regularização dos areais das praias de Espinho, numa área aproximada de 10 hectares” com a “execução de uma vala de contenção de areias, numa extensão aproximada de dois quilómetros”.
A colaboração prevê uma primeira intervenção, realizada antes da época balnear começar, em que existe uma preocupação especial na regularização dos areais das praias de Espinho. O segundo momento, que está em curso desde 9 de outubro, contempla a criação de “uma vala que permite que as areias se acumulem na mesma durante o inverno, em vez de se acumularem mais nos paredões ou sejam levadas pelo mar”, destacam os militares.
Artigo completo na edição de 19 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.