Após o convite de um sócio, vários voluntários do Núcleo de Montanha de Espinho aceitaram o desafio de transformar o antigo Penedo Lastrão, localizado em Pedorido (Castelo de Paiva), num local de paragem obrigatória para os amantes da escalada. Depois de meses de trabalho, a primeira fase está concluída e o Penedo estará aberto ao público já no início de junho.
A história começa ainda em 2019. João Pedro Dias, sócio do Núcleo de Montanha de Espinho (NME), decidiu investigar o potencial de um penedo, em Castelo de Paiva, que já conhecia há vários anos. Este rochedo, em estado bruto, estava esquecido, mas João acreditava que devia estar à disposição de todos os escaladores interessados. Por isso, chamou o Núcleo de Montanha de Espinho e, juntos, colocaram mãos à obra.
Eva Antunes, presidente deste núcleo, explica que o trabalho começou há cerca de quatro meses. “Ser presidente do Núcleo de Montanha de Espinho é ter o privilégio de apoiar e juntar pessoas à volta de planos, de histórias e de partilhas. A participação do NME no projeto ‘Encadear – Penedo Lastrão’ começou há cerca de quatro meses. Foi tão espontânea como pegar em escovas e alguns instrumentos, começar a remover vegetação e limpar o penedo para que pudesse ser equipado. O João Pedro Dias é o catalisador deste projeto e é com alegria que os voluntários do NME o apoiam neste empreendimento”.
Com o objetivo de atrair novos praticantes para a modalidade, o grupo de voluntários contactou a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que se mostrou recetiva para com a ideia. O projeto foi reencaminhado para o Centro Sol Nascente, uma associação local, onde foi bem acolhido, começando aí o início de todo o processo que culminou com a criação da primeira Coordenação de Escalada em Castelo de Paiva.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 20 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.