Obras estruturais levam ao encerramento da Igreja Matriz durante um ano

Foto: DR

O auditório Padre Manuel Henriques, no Centro Pastoral de Espinho, foi transformado numa igreja, substituindo, assim, a Igreja Matriz durante cerca de um ano, enquanto decorrerem as obras de remodelação. A intervenção, necessária há mais de uma década, prevê um investimento de 1,4 milhões de euros.

Os trabalhos começaram há pouco mais de uma semana e são já visíveis desenvolvimentos no interior da centenária Igreja Matriz de Espinho. Sem o soalho de madeira, em toda a sua extensão e com vários andaimes, as obras avançam a um bom ritmo, na perspetiva de, dentro de um ano, estarem a celebrar-se, novamente, as eucaristias numa igreja renovada e dotada de infraestruturas que lhe garantam mais uma centena de anos de vida.

“A igreja precisava de ser recuperada como é o caso do arco que divide o presbitério da nave central, nos acessos às galerias e toda a remodelação para devolver a beleza e a dignidade original que merece e que o povo de Espinho também merece” disse à Defesa de Espinho, o pároco, padre Artur Pinto. “As pessoas amam imenso a sua igreja e é obrigação moral e pastoral do padre fazer com que elas continuem a alimentar este carinho que lhe têm”, acrescentou aquele sacerdote.

“Desde que começou a ser construída, antes do padre Joaquim Amaral, mas sobretudo com este, que o povo de Espinho tem custeado todas as despesas para a sua igreja. Algumas pessoas vão-me falando que o padre Joaquim Amaral, muitas das vezes vendia ovos, de porta a porta, assim como angariava donativos. Por isso, já na altura foi muito difícil arranjar receita para a construção da igreja. Mas também recordam que o padre Manuel Henriques, quando foi para a compra do órgão de tubos criou várias dinâmicas para conseguir paga-lo e que, na altura custou cerca de 150 mil contos (750 mil euros)”, recordou o padre Artur Pinto a propósito do valor das obras que estão a ser realizadas.

“Desde a sua construção até aos dias de hoje, as pessoas têm apostado imenso na sua igreja e têm sido generosas ao ponto de a terem bela, com boas peças, como é o caso do órgão de tubos ou de imagens de grande qualidade”, disse, ainda o pároco referindo que este esforço de todos visa “voltar a devolver à igreja a sua beleza e qualidade”.

Reportagem completa na edição de 30 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.