Freguesia esteve em festa com a celebração da primeira missa do jovem guetinense.
A freguesia de Guetim celebrou, no passado domingo, dia 24 de julho, a missa nova do padre José Emanuel Amorim.
O jovem, de 25 anos, celebrou a sua primeira eucaristia na Igreja Paroquial de Santo Estevão, em Guetim, a sua terra natal, com o apoio da comunidade que se uniu para festejar o momento. A celebração estava marcada para as 17 horas, mas ao início da tarde eram várias as pessoas que já guardavam lugar no largo da igreja, preferindo assistir à missa através do ecrã gigante colocado junto à entrada e onde esperavam a chegada do jovem guetinense.
José Emanuel Amorim acabou por ser recebido em festa pela comunidade, acompanhado por um momento musical produzido pelo Grupo Recreativo de Bombos Santo Estevão de Guetim que o acompanhou desde a saída de sua casa até à igreja paroquial. Pouco depois, a eucaristia iniciou ainda na parte exterior com uma procissão desde o salão paroquial até à entrada na igreja.

Na sua primeira homilia, José Emanuel destacou a importância da oração “como um diálogo perseverante” e “de grande intimidade com Deus”. Aproveitou ainda para agradecer à família, pois “foi a primeira igreja” e “que está sempre presente”. Não esqueceu os avôs que já partiram, os amigos de escola, do seminário, e de todos os grupos de jovens por onde passou na sua infância e adolescência. Num momento pautado por emoção, o padre José Emanuel agradeceu ainda à paróquia de Guetim, à paróquia de Aldoar, onde estagiou e não deixou de lembrar “todos aqueles que proporcionaram a festa”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 28 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.