“Nasci em Espinho, poucos dias depois do início da Segunda Guerra Mundial (24 de outubro de 1939)”, dá nota Graça Guedes, antiga presidente da Assembleia Municipal e dinamizadora associativa. “Aconselho aos amigos e visitantes a conhecerem a nossa terra e as suas gentes. Não deixem de conhecer o FACE, o Centro Multimeios, a Nave e o Complexo de Ténis. Conheçam a nossa gastronomia, que nos é oferecida nos nossos restaurantes. Circulem a pé pelas nossas ruas e sejam tentados a comprar no nosso comércio de proximidade. Disfrutem do mar e de tudo que ele oferece!”

Ser docente era o seu projeto de adolescente ou equacionou outras opções?
Efetivamente ser docente não era o meu projeto de adolescente. Apesar de ser filha de uma professora do ensino primário e, com 6 anos, ir com ela para a Escola n.º 1 (da Feira), assistir às aulas e brincar com os alunos no intervalo – íamos com a minha mãe para o parque mesmo em frente e trepávamos às árvores, jogávamos à bola, dávamos cambalhotas na relva, andava no triciclo do Sebastião – não pensava ser também docente. Pensei sempre fazer a licenciatura em Medicina e até fiz provas de admissão na Universidade do Porto, com sucesso. Mas, durante o verão, mudei de ideias (influenciada por Silvério Vaz) e decidi optar pelo Desporto, no INEF – Instituto Nacional de Educação Física (Cruz Quebrada), onde fiz a Licenciatura em Educação Física (1963). E nunca me arrependi!

Bons velhos tempos da adolescência e também da infância… Os passatempos eram outros e os sonhos também…
Nasci em Espinho e aqui vivo, na casa de meus pais e onde quase sempre vivi desde o meu nascimento. Tive uma infância e adolescência muito felizes, muito acarinhada pelos meus pais e irmãos, bem mais velhos do que eu, mas num ambiento de rigor e exigências, não só de âmbito cultural, mas também civilizacional.
Fiz o ensino primário e o secundário (até ao 5.º ano do liceu) em Espinho, no Colégio Nossa Senhora da Conceição. Depois o 6.º e 7.º ano, no Colégio do Sardão. Nesta fase da minha vida brinquei muito e envolvi-me intensamente com atividades: música e desporto. Piano, até ao 6.º ano do Conservatório. Aprendi a nadar com 4 anos, praticando diariamente na Piscina Solário Atlântico. Fiz parte da primeira equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Espinho. Nestas modalidades desportivas prossegui um caminho para a alta competição: Natação, no Sport Algés e Dafundo; Voleibol, no Sporting de Espinho e depois no Lisboa Ginásio (campeã nacional).

Leia a entrevista a Graça Guedes, na íntegra, na edição de 08 de abril de 2021 do jornal Defesa de Espinho.