Mutualista de Anta já tem centro de dia a funcionar - foto: Sara Ferreira

O centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Espinho já retomou a atividade, assim como centro de convívio da Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta, enquanto as unidades do Centro Social de Paramos e o do Centro Social e Paroquial S. Tiago de Silvalde preparam a reabertura, que também não está descurada na valência de convívio da autarquia sediada na Rua 23.

O centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Espinho já retomou a atividade, assim como o centro de convívio da Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta, enquanto as unidades do Centro Social de Paramos e o do Centro Social e Paroquial S. Tiago de Silvalde preparam a reabertura, que também não está descurada na valência de convívio da autarquia sediada na Rua 23.

“Efetivamente e porque o nosso centro de dia partilha instalações com a ERPI – Edifício Residencial para Idosos, ainda não foi possível reabrir”, dá nota o Centro Social de Paramos. “Neste momento os serviços de centro de dia, à exceção das atividades de animação e convívio, por motivos óbvios, estão a ser prestados em regime domiciliário.”
Por seu turno, a Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta não possui como valência o centro de dia, mas tem um centro de convívio que reabriu no dia 7 de abril. “O centro de convívio irá funcionar nos mesmos moldes, respeitando todas as normas pré-estabelecidas pelas entidades superiores.”

“A valência é completamente independente da ERPI, funcionando no edifício-sede da associação, em instalações próprias e isoladas de todas as demais valências”, frisa, entretanto, a Associação de Socorros Mútuos de S. Francisco de Assis de Anta.
O centro de convívio da Junta de Freguesia de Espinho não tem ainda agendada a reabertura, mas a autarquia vai mantendo o apoio aos utentes com o processamento de contactos e préstimos no âmbito da saúde.
O Centro Social e Paroquial S. Tiago de Silvalde prevê reabrir a resposta social de centro de dia, “com algumas limitações”, no decorrer do próximo mês de maio. “A reabertura far-se-á com todas as condições de segurança e cumprindo todas as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, conforme Plano de Contingência”.

Os espaços dedicados a esta resposta social irão funcionarem zona própria e separados das restantes valências, “estando dotados de equipamentos, funcionários e recursos dedicados em exclusivo.”

O centro de dia da Santa Casa da Misericórdia foi reaberto no dia 5 de abril. “As orientações e normas para reabertura mantêm-se as mesmas que foram aplicadas em setembro do ano passado, aquando da primeira reabertura. Obrigam a uma série de medidas de segurança, planos de higienização específicos, distanciamento social, entre outras.”

“Temos uma equipa afeta, em exclusivo, ao centro de dia e um espaço dedicado apenas a estes utentes”, destaca a Santa Casa da Misericórdia de Espinho. “O espaço é diferenciado, de forma a não haver convivência entre os utentes do lar e do centro de dia. O espaço de refeições e o plano de atividades são também diferenciados.”