Futsal: Novasemente joga sábado pelo terceiro lugar

Novasemente Cavalinho trabalha com afinco para a última jornada (Foto: Arquivo)

A equipa de futsal de seniores femininos do Novasemente Cavalinho realiza, este sábado (22 de maio), às 18 horas, o seu último jogo da Fase de Apuramento do Campeão do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. As sementinhas recebem, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra (Anta), a equipa do Nun’Alvares, segunda classificada do campeonato, e procuram assegurar o terceiro posto da tabela.

“Esperamos terminar esta segunda volta do Campeonato só com vitórias, à exceção do jogo com o Benfica”, disse o treinador do Novasemente, David Lopes, à Defesa de Espinho, afirmando que o seu próximo adversário, o Nun’Alvares, “é o segundo classificado com todo o mérito”. “Nos dois confrontos que tivemos com eles somamos uma vitória e um empate. Por isso, as expectativas são boas, porque estamos a atravessar o melhor momento de forma”, afirmou o técnico da equipa antense. “Iremos jogar para ganhar e para conseguirmos manter o terceiro lugar”, disse David Lopes.

O Campeonato está parado desde o passado dia 1 de maio. No entanto, as sementinhas têm trabalhado com afinco, independentemente de se encontrarem isoladas na terceira posição da tabela classificativa, com dois pontos de vantagem sobre o Santa Luzia, o quarto classificado, que joga à mesma hora que as espinhenses, contra o Vermoim. O foco é conquistar a vitória, de forma a limpar a imagem que deixaram na primeira volta.

“As nossas jogadoras mereceram estas miniférias, mas nestas duas ultimas semanas treinaram muito bem, como, aliás, o fizeram ao longo de toda a época, o que foi um fator determinante para a nossa evolução como equipa”, explica o treinador do emblema espinhense. “De certeza que iremos estar preparados, este sábado, para ganhar”, reforça o treinador, prevendo que se trate de “um jogo muito dividido”.

“De certeza que iremos estar preparados, este sábado, para ganhar”

David Lopes, treinador do Novasemente

David Lopes reconhece que “o início do campeonato, a nível de resultados, foi mau para as nossas expectativas. Contudo, em termos de jogo, embora tenhamos tido momentos menos bons, o adversário não mereceu as vitórias. Mas isto terá sido fruto de alguma instabilidade na nossa baliza, o que causou alguma perturbação emocional na frente”, sustenta o técnico, acrescentando que, “posteriormente, foi possível estabilizar na baliza e isto acabou por se traduzir numa maior confiança na frente”.

No entender do treinador do Novasemente, “o jogo da viragem terá sido mesmo no pavilhão do Nun’Alvares”, em março, na primeira volta (0-1). “Foi a partir daí que a média de golos sofridos baixou imenso. Embora tenhamos continuado a marcar poucos golos, devido à eficácia defensiva do adversário, conseguimos outros resultados”, considera David Lopes, frisando que, “neste momento, é a ‘terceira’ guarda-redes que está a defender a baliza”, referindo-se a Ana Rita Silva, de apenas 18 anos. “É uma posição-chave em que nós demorámos a acertar. Por outro lado, também demorou mais do que se esperava para a equipa subir de rendimento. Apesar de tudo, considero que a única equipa que foi superior ao Novasemente foi mesmo o Benfica”, refere.

Manuel Proença