João Nuno Pedrosa e seu parceiro Hugo Campos venceram, este fim de semana, a primeira etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, que teve lugar no Centro de Alto Rendimento de Cortegaça. Pedrosa e Campos levaram a melhor sobre a dupla formada por outro espinhense, José Pedro Andrade, e por Roberto Reis (ex-jogador de pavilhão do SC Espinho) com 2-0 no marcador e parciais de 21-19 e 21-15.

O primeiro set da final foi bastante equilibrado, registando-se já na fase decisiva uma ligeira vantagem de Reis/Andrade. João Nuno, com duas ações defensivas, seguidas de contra-ataques bem-sucedidos, ajudou a virar o marcador e a conquistar o primeiro parcial.

O segundo set foi bastante diferente e a supremacia da jovem dupla – que se dedica exclusivamente à variante de praia – prevaleceu, com uma vantagem inicial que chegou a ser de cinco pontos (9-4). O veteraníssimo Roberto Reis ainda deu sinais de resposta, liderando uma reação que chegou a encurtar a desvantagem para dois pontos. Contudo, Pedrosa e Campos voltaram a abrir distâncias, recuperaram a vantagem de cinco pontos (18-13 e 19-14) e não desperdiçaram a oportunidade de fechar a final no segundo match point.

Vanessa Paquete no pódio feminino

Outra jogadora espinhense em destaque foi Vanessa Paquete. A voleibolista, que agora faz dupla na praia com Joana Resende, ficou em terceiro lugar da etapa inicial do Campeonato. Depois de terem estado muito perto de acederam à final, perdendo com Juliana Antunes e Tânia Oliveira por 1-2 (15-21; 21-19 e 15-10), Paquete e Resende venceram no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares por 2-0: 21-17 e 21-17.

Cortegaça recebeu a primeira ronda do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, seguindo-se a etapa de Torres Vedras no próximo fim de semana. Figueira da Foz (16 a 18 de julho), Porto (30 de julho a 1 de agosto) e novamente Cortegaça (6 a 8 de agosto) são as restantes etapas do Campeonato, que este ano não passa por Espinho. Os jogos são transmitidos no canal do Youtube da Federação Portuguesa de Voleibol e na Bola TV.