Anta/Guetim: Idosos com direito a transporte gratuito

Agendamento do transporte deve ser feito através do 227 346 453 (Foto: Sara Ferreira)

Uma carrinha de nove lugares, adquirida pela Junta de Freguesia de Anta e Guetim, está disponível para, de forma gratuita, fazer o transporte da comunidade idosa. Segundo Nuno Almeida, presidente da União de Freguesias, era já uma vontade antiga. Vários contratempos fizeram com que o projeto demorasse a arrancar, mas a carrinha já está em andamento.

“Há zonas em que não há qualquer tipo de transporte público. Já tínhamos equacionado este serviço desde o início do nosso mandato, pois encontramos essa debilidade na própria freguesia. Tentamos que fosse feito por entidades privadas, mas não foi possível encontrar transportadoras que quisessem assumir estas ligações, nomeadamente na zona da Idanha que não tem transporte para o centro da freguesia, assim como Guetim”, explica Nuno Almeida, pois existe apenas uma ligação de autocarros que faz o serviço desde Grijó até ao centro da cidade.

Este serviço, disponível tanto em Anta, como em Guetim, é dirigido a pessoas com 65 anos ou mais e pretende ser uma ajuda na hora das deslocações a espaços essenciais como o hospital de Espinho, o posto de saúde de Anta e o da cidade, os correios ou os próprios estabelecimentos da Junta de Freguesia.

Artigo completo na edição de 15 de julho de 2021. Assinatura anual do jornal por apenas 30€