Recolha do lixo no dia de Natal e no primeiro dia do ano

Foto: DE

Durante a quadra festiva o Município de Espinho vai proceder à recolha de lixo urbano na cidade durante as noites de 25 de dezembro e 1 de janeiro. Câmara Municipal apela a que não se deposite o lixo fora dos contentores nas noites de 24 e 31 de dezembro.

A recolha de lixo urbano não será feita durante as noites das festividades do Natal [24 de dezembro] e da passagem do ano [31 de dezembro], mantendo-se durante o dia. A Suma, empresa com contrato com o Município de Espinho para a prestação deste serviço, irá proceder à recolha do lixo noturna a 25 de dezembro e a 1 de janeiro.

“Atendendo às festividades e ao aumento da produção de lixo urbano durante esses dias, será efetuada recolha noturna nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, complementada com recolha diurna extra nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro”, explicou à Defesa de Espinho fonte do Gabinete de Apoio à presidência da Câmara Municipal de Espinho, salientando que, “adicionalmente, será destacada uma equipa municipal para recolha pontual de situações problemáticas que se detetam nos dias 26 de dezembro, 1 e 2 de janeiro”.

Durante as festividades, o lixo habitualmente acumula-se junto aos contentores e ecopontos. A Câmara Municipal sensibiliza os cidadãos a ter algum cuidado adicional. “Idealmente, deveriam colocar os sacos de lixo nos contentores próprios, seja de indiferenciados como de recicláveis”, explica fonte ligada à Divisão de Serviços Básicos e Ambiente da Câmara Municipal de Espinho, apelando a que se evitem “colocar lixos, embrulhos e caixas nas noites de 24 e 31, optando preferencialmente por depositar antes da recolha noturna” dos dias seguintes ou então “a tempo das recolhas diurnas de dia 26 de dezembro e de 2 de janeiro”.

O Município aconselha ainda a fazer-se a separação do lixo, “não só nesse período de festividades, mas durante todo o ano. É uma prática que temos de reforçar”, conclui fonte ligada ao presidente da Câmara Municipal de Espinho.