A recolha de bens com destino à Ucrânia decorre no antigo quartel dos Bombeiros de Espinho, em frente à Igreja Matriz Foto: DR

Depois da iniciativa solidária de Bruna Martins e Zélia Pereira, realizada na passada terça-feira, o Município de Espinho colabora com a Paróquia numa recolha de bens que se encontra em funcionamento desde quinta-feira, no antigo quartel dos Bombeiros de Espinho, localizado junto ao Largo dos Ex-Combatentes, em frente à Igreja Matriz. A Paróquia realizará, no domingo, uma vigília pela paz.

O projeto de ajuda aos refugiados ucranianos que foi divulgado pelos meios de comunicação do Município e da Paróquia consiste num centro de recolha de bens que funciona entre as 09:00 e as 20:00 nos dias úteis e entre as 10:00 e as 18:00 ao fim-de-semana.

A prioridade é na recolha de kits de primeiros socorros, medicamentos, material médico, produtos de higiene pessoal, garrafas de água, bens alimentares enlatados, colchões, pilhas, lanternas, fraldas, comida para bebé, roupa térmica, mantas e cobertores.

Além destes bens, o Município apela à disponibilização de alojamento e oferta de oportunidades de emprego a refugiados, que podem ser comunicadas através do email comunica@cm-espinho.pt.

Pode ainda ler-se no texto de divulgação do projeto que o Município apela ao “espírito solidário dos cidadãos, instituições e coletividades Espinhenses e à mobilização da comunidade nesta causa humanitária”.

Além desta recolha de bens, o Município alia-se à Paróquia também na vigília pela paz, que decorrerá domingo, pelas 21 horas, no largo da Câmara Municipal. Apela-se que quem deseje participar leve uma vela e uma flor para o momento.