Polémica nas eleições no PSD Espinho: Nuno Almendra não apresenta candidatura e acusa elemento ligado à lista concorrente de insultos

Nuno Almendra entregou o assunto aos órgãos distritais e nacionais do partido (Foto: Francisco Azevedo)

O Partido Social Democrata (PSD) de Espinho vai hoje [2 de abril] a eleições. Contrariamente ao que havia sido previsto, apenas concorre uma lista, encabeçada por Paulo Leite. No entanto, este ato eleitoral já está envolto de grande controvérsia, com a desistência da lista liderada por Nuno Almendra que não apresentou a candidatura por, alegadamente, ter sido alvo de “insultos” por parte de um elemento “com ligações à Lista A”.

“Na passada segunda-feira enviámos uma carta à presidente da Mesa da Assembleia do PSD local, tendo em conta uma série de insultos que me foram proferidos nas redes sociais por um militante”, explicou Nuno Almendra à Defesa de Espinho justificando, por isso, a sua não participação nestas eleições dos social-democratas de hoje. “Entendemos que não estavam reunidas as condições para a realização deste ato eleitoral e, por isso, solicitámos o adiamento das eleições por um período de 60 dias, o que nos foi recusado”, prosseguiu aquele militante do PSD que entendeu que “tendo em conta o teor desses insultos, não estavam reunidas as condições” para a sua participação nestas eleições, conforme já o havia referido numa carta aberta publicada na nossa edição de 31 de março e que se encontra à venda nas bancas.

Nuno Almendra promete levar este assunto até às últimas consequências, até porque “há uma forte ligação entre a pessoa que me proferiu os insultos e a lista A que irá concorrer a estas eleições. Já enviámos este assunto para quem de direito dentro dos órgãos do partido, a nível distrital e nacional. Por isso, vamos aguardar o resultado das diligências que daí advirão. Por outro lado, a título pessoal irei acionar o Ministério Público”.

Para o ex-candidato à liderança do PSD de Espinho, “isto que aconteceu é demasiado grave. Acho que na vida e na política não vale tudo! Há limites que não podem ser ultrapassados”.

Por fim, Nuno Almendra assegura que tinha a lista devidamente preparada para se apresentar ao ato eleitoral e para a entregar dentro do prazo regulamentar. “Tínhamos tudo preparado e contrariamente ao que se possa pensar tínhamos a lista completa, com os elementos necessários a preenche-la”, concluiu o candidato.

As eleições para os órgãos locais do PSD realizam-se hoje [2 de abril] entre as 14 e as 18 horas, na Junta de Freguesia de Espinho, simultaneamente com a eleição para os órgãos distritais. A única lista que irá concorrer, será a Lista A, encabeçada por Paulo Leite, atual vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Espinho do PSD e vogal da Assembleia Municipal de Espinho eleito pelos social-democratas nas últimas eleições autárquicas.