Foto: Francisco Azevedo

A estrutura da passagem superior pedonal da Linha do Norte, na articulação da Rua 8, junto à Rua 5, com a Alameda Maia-Brenha e a Avenida 8, encontra-se há vários meses sem iluminação, causando insegurança na sua utilização noturna. A Câmara Municipal assegura que tem diligenciado a resolução dos problemas registados, inclusive a inoperância dos elevadores. Entretanto, o espaço da zona exterior/envolvente foi alvo de limpeza da Junta de Freguesia de Espinho.

A Câmara Municipal presidida pelo socialista Miguel Reis dá nota de que, apesar de terminada e aberta à população, no decurso do anterior mandato autárquico do PSD, aquela infraestrutura tem vários problemas de natureza técnica ainda relacionados com a empreitada e que dificultam o seu normal funcionamento.

“Os problemas de iluminação na passagem pedonal são fruto dos atos de vandalismo, que suprimiram a iluminação existente, e da ausência de um contrato de fornecimento de energia, tendo a infraestrutura sido aberta à população com uma ligação provisória que também impossibilita o funcionamento dos elevadores”.

No entanto, decorrem diligências para a resolução dos problemas que afetam a utilização da passagem superior sobre a linha férrea na zona norte da obra do RECAFE, que faculta o atravessamento de peões entre a Rua 8 e a Alameda Maia-Brenha junto ao mar. “Estamos a trabalhar para resolver todos os problemas detetados em conjunto, procurando evitar que os fenómenos de vandalismo voltem a causar constrangimentos na passagem pedonal, que é essencial para a mobilidade no nosso território. Desde logo, avançámos com a contratualização do fornecimento de energia e já fechámos com o autor do projeto da passagem pedonal uma nova solução de iluminação que dificulta o acesso e a sua vandalização. Em simultâneo, estamos também a preparar a instalação de um sistema de videovigilância no local e a tentar ultrapassar uma avaria técnica num dos elevadores que, apesar de ter sido detetada aquando da sua instalação, nunca foi resolvida”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 12 de maio de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.