Os 30 anos da assinatura do protocolo de Geminação entre Espinho e Brunoy comemoraram-se na noite da passada terça-feira, dia 17. O Centro Multimeios de Espinho recebeu uma comitiva de Brunoy que foi presenteada com as atuações do Coro Amigos da Música, do maestro Fausto Neves, e do Orfeão de Espinho, dirigido por Samuel Santos.
Durante a cerimónia, houve ainda lugar para o Presidente da Câmara Miguel Reis atribuir a Maria e Joaquim Ferreira, os grandes impulsionadores da geminação, uma lembrança simbólica.
Segundo o autarca, na comemoração foram reconhecidos os “espinhenses residentes nessa cidade francesa empenhados em difundir os costumes, tradições e cultura da sua terra natal junto dos cidadãos de Brunoy e que deram origem ao processo de geminação”.
“Reforçando o compromisso de fortalecer os laços que unem estas duas cidades e as suas comunidades, celebramos o que de melhor existe entre os nossos dois povos e a tradição do humanismo europeu que habita nestas duas cidades livres, amigas, fraternas e solidárias”, acrescentou Miguel Reis.
A cerimónia terminou com aplausos de pé por parte dos presentes e especialmente pela comitiva de Brunoy ao hino da Geminação, composto especialmente para esta data e interpretado pelo Orfeão de Espinho.