Rotary homenageia carreira de Lúcio Alberto

Foto: Francisco Azevedo

Lúcio Alberto, jornalista e diretor do jornal Defesa de Espinho, foi homenageado no passado sábado pelo Rotary Club de Espinho. Num almoço que contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas e também dos presidentes das juntas de Anta e Guetim, Silvalde e Paramos, os rotários espinhenses reconheceram a carreira (mérito profissional) de quase quatro décadas de Lúcio Alberto e de 24 anos como diretor da Defesa de Espinho.

Os rotários de Espinho escolheram o diretor da Defesa de Espinho para um reconhecimento do mérito profissional como jornalista. Um momento que contou com a presença dos familiares mais próximos do homenageado e da redação da Defesa de Espinho.

“Não sou muito apologista deste tipo de homenagens, pois gosto de estar do lado do jornalista e não da notícia”, afirmou Lúcio Alberto no momento em que dirigiu singelas palavras aos presentes. “Não foi fácil aceitar o convite que inicialmente havia recusado, mas convenceram-me. Inverti a minha posição porque o Rotary Club de Espinho diz-me mais do que muitos possam imaginar”, explicou o diretor da Defesa de Espinho. “Conheci muitas coletividades e ao longo da minha atividade convivi com muitas pessoas, mas o Rotary de Espinho é uma das instituições que me diz alguma coisa”, confidenciou o homenageado.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim, Nuno Almeida, em representação do presidente da Assembleia Municipal de Espinho, disse que “falar do Lúcio Alberto não é assim tão difícil como se possa imaginar. Pode-se caracterizar como um homem bom”, afirmou o autarca dando conta de que “foram vários os momentos em que passamos juntos”, destacando o facto de o diretor da Defesa de Espinho ser “uma pessoa disponível”.

Por sua vez, a presidente da direção do Rotary Club de Espinho, Magda Sousa, reportando-se ao historial desta instituição nas homenagens há 35 anos a esta parte, disse que o clube o tem feito “sempre destacando profissionais da nossa comunidade como forma de exaltar o seu mérito, esforço e dedicação profissional”. “Sendo o Rotary, na sua essência, um movimento de profissionais, torna-se fundamental que se valorize e homenageie aqueles que como tal de destacam”, acrescentou.

“Esta homenagem ao jornalista e diretor Lúcio Alberto nasce do profundo reconhecimento do seu mérito jornalístico e do permanente apoio às associações e coletividades de todo o concelho”, justificou a presidente do clube promotor da iniciativa.

Na cerimónia foi lida, entretanto, uma mensagem do administrador da EMPES, empresa proprietária do jornal, Nelson Soares. O responsável sublinhou os 24 anos que Lúcio Alberto dedicou à Defesa de Espinho, enaltecendo “a sua capacidade de trabalho, muitas vezes em claro prejuízo da sua vida particular e sempre com apurado sentido de missão”.

Para Nelson Soares, o diretor da Defesa de Espinho “abraçou a cidade, as suas instituições e as suas causas com a generosidade que o caracterizam e fê-lo sem abdicar do profissionalismo que bebeu dos seus mestres, nem da sua independência moral, que não só apregoa como pratica”.

Reportagem completa na edição de 2 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.