(Fotografia: Sara Ferreira)

Sandra Guedes, de 49 anos, cresceu rodeada pela arte. Foi com o avô que aprendeu os primeiros ensinamentos e teve nos pais o apoio e incentivo para seguir em frente. Abstracionista, usa a tela como uma palete de cores formas e planos, numa procura intensa pela vivacidade.

Quem é Sandra Guedes?

Sou professora há cerca de 20 anos e a minha ocupação é pintar. Já pinto desde 1988, numa altura em que realizei a minha primeira exposição.

Como é que descobriu este gosto pela pintura?

Eu já pinto desde os três anos. O meu avô era professor, tirou o curso de belas artes e eu comecei, ao lado dele, a pintar e a ter o gosto pela arte. Isto vem um pouco da família, mas mais ninguém herdou este gosto, só eu mesmo.

Sempre foi este o percurso que quis seguir?

Sim, sempre. Sempre foram as artes. As artes sempre estiveram presentes na minha vida. É um gosto pessoal que faz com que eu me distraia. É nas artes que me liberto, onde extravaso as minhas coisas. Mas isto foi acontecendo de forma natural na minha vida.

Como surgiu a sua vertente de professora?

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 11 de agosto de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€