Mais conhecido entre os espinhenses pelos trabalhos fotográficos, Francisco Azevedo também dá cartas no mundo da música. A 11 de setembro vai celebrar os 11 anos a escrever canções com a divulgação de 11 temas que vão estar presentes no álbum que está a preparar.

“São 11 anos, porque não contei com os anos da pandemia, embora tenha passado horas e horas ao piano durante esse tempo”, explica Francisco Azevedo, que a 11 de setembro assinala 11 anos enquanto compositor, lançando 11 temas originais. As canções escritas e musicadas entre 2007 e 2018 vão ver a luz do dia num álbum intitulado “Tons Próprios”, com assinatura do espinhense.

Para Francisco, “lançar o álbum é a prioridade”. Embora acredite que as várias plataformas de música “ajudaram muitíssimo”, sabe que “lançar um disco físico é um cartão de visita” e o espinhense quer dar a conhecer ainda mais o seu trabalho enquanto compositor e baterista. Apesar de temas como As Fases da Lua e A Mulher do Anúncio já estarem disponíveis para quem quiser ouvir, Francisco Azevedo pretende lançar o álbum “ainda este ano”. “Já estou neste mundo há tantos anos e as pessoas querem ouvir o meu trabalho”, acredita.

A preparação do álbum que levou Francisco a estúdio pela primeira vez vai contar com a participação de André Rodrigues nas guitarras de ritmo e solo. O espinhense admite que “para quem nunca tinha entrado num estúdio, chegar a um ponto em que a música e a letra estão a 100 % são muitos takes deitados ao lixo, mas é muito giro ver o produto final”.

No processo de produção das canções, Francisco revela que “a parte musical é fácil”, já que se diz “viciado em música”, tendo em Miguel Araújo e Rui Veloso grandes referências.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 8 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.