Vigilância vai manter-se até 2 de outubro na praia da Baía (Fotografia: Sara Ferreira)

Depois de dois verões atípicos e cheios de condicionantes impostas pela pandemia, a época balear deste ano realizou-se com outro fulgor e sem intervenções graves dos nadadores salvadores.

A época balnear de 2022 terminou oficialmente a 11 de setembro, mas a praia da Baía mantém a vigilância até 2 de outubro, com a presença de dois nadadores salvadores pertencentes à Associação de Nadadores Salvadores Safetynor.

Este prolongamento, pedido pelo município de Espinho, está relacionado com “a previsão meteorológica disponível, que aponta para a forte possibilidade de afluência às praias, nomeadamente ao fim de semana”, explica a Câmara Municipal, referindo ainda que apesar do Dispositivo de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho se manter ativo em toda a frente de praia, foi exigido “aos concessionários que solicitaram o prolongamento integral da atividade a permanência de nadadores salvadores durante o respetivo período”.

Segundo Álvaro Brandão, presidente da associação Safetynor, esta é uma forma de, em conjunto, se prolongar a vigilância das praias do concelho, apesar de confessar que a época balnear “decorreu bem”, tendo sido “um verão pacífico”.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 22 de setembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€