Aprovação representa o primeiro passo no caminho da desagregação de freguesias (Fotografia: DE)

No dia de Guetim, celebrado a 11 de outubro, a Assembleia de Freguesia de Anta e Guetim aprovou, de forma unânime, a proposta de desagregação e a consequente reposição das duas freguesias. Dado o primeiro passo neste processo, a proposta vai agora ser sujeita à aprovação da Assembleia Municipal e, mais tarde, da Assembleia da República.

A Junta de Freguesia de Guetim tornou-se pequena para acolher todos os cidadãos que, na passada noite de terça-feira, não quiseram faltar à Assembleia de Freguesia extraordinária que tinha como objetivo apreciar e votar a proposta de desagregação das freguesias de Anta e Guetim, e, consequentemente, a proposta de criação de duas freguesias independentes.

Nesta sessão foi explicado que “a reorganização administrativa pode ser transitoriamente corrigida, se fundamentada em erro manifesto e excecional que causa prejuízo às populações e desde que cumpra os critérios previstos” na atual lei.

Saiba mais sobre esta assembleia extraordinária na edição de 13 de outubro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€