Confraria levou a gastronomia de Espinho aos alunos do curso profissional de restauração e bar

O chef Emídio Concha de Almeida falou da caldeirada à moda de Espinho aos alunos do curso profissional de restauração e bar da Escola Dr. Manuel Laranjeira (foto: Francisco Azevedo)

A gastronomia local, o camarão de Espinho e a arte xávega foram os temas centrais de uma palestra da Confraria da Caldeirada do Peixe e do Camarão de Espinho na Escola Dr. Manuel Laranjeira para os alunos do curso profissional de restauração e bar.

Emídio Concha de Almeida, presidente da direção da Confraria espinhense, teve a oportunidade de falar sobre a caldeirada de peixe e das iguarias tradicionais de Espinho, apontando as suas principais características. A história da arte xávega foi, também, um tema abordado para os alunos do curso profissional.

O chef deu nota, ainda, da importância que estes alunos poderão vir a ter na restauração e na hotelaria de Espinho, “prestando um serviço de qualidade”.

“Esta iniciativa estava enquadrada no plano de atividade da Confraria da Caldeirada do Peixe e do Camarão de Espinho e visa, sobretudo, promover a nossa coletividade através da gastronomia, nomeadamente da caldeirada de peixe e do camarão, junto de uma população que nos é muito querida e que representa, de alguma forma, o futuro da hotelaria”, explicou Emídio Concha de Almeida. “São estes alunos que, daqui a algum tempo, irão estar a servir nos restaurantes e, desta forma, terão um conhecimento mais aprofundado das nossas iguarias para poderem explicar isso aos clientes e, sobretudo, aos turistas que nos visitam”, acrescentou.

Na palestra da confraria, o representante máximo deu algumas notas sobre a gastronomia espinhense em geral e com foco na caldeirada tradicional de peixe. “Explicámos o que é o refluxo e quais as espécies de peixe que podem entrar numa caldeirada à moda de Espinho”, disse o chef.

Uma outra vertente da intervenção foi a análise das oportunidades e das dificuldades nos restaurantes no concelho de Espinho para que, “a partir daqui, esteja nas mãos destes alunos aquilo que eles próprios pretendem para o seu futuro”.

Artigo completo na edição de 8 de dezembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.