Cadernos d’Espinho: A Terra das Ruas Numeradas

Imagem da capa do novo volume dos Cadernos d'Espinho que será apresentado no dia 17 de junho

O 12.º volume dos Cadernos d’Espinho, que tem o lançamento agendado para 17 de junho, é dedicado ao vasto tema do Urbanismo e do Património. A apresentação será na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, a partir das 16h30, no âmbito das comemorações dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade.

O novo livro da série Cadernos d’Espinho, cujo projeto editorial o historiador Armando Bouçon, do designer Pedro Pinheiro e dos jornalistas Luís Costa e Mário Augusto, foi paginado pelo antigo colaborador da Defesa de Espinho, Marco Marques.

Este número da coleção procura recuperar “a história de Espinho nos mais diversos domínios” e tem prefácio assinado pelo historiador António José Teixeira Lopes, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A Terra das Ruas Numeradas distribui-se por uma dezena de capítulos, tais como Em Espinho como em Nova Iorque; Malha urbana e toponímia singulares; Arquitetos com impressão digital em Espinho; Dos Paços do Concelho ao Café Cristal; Do Palacete Rosa Pena à Casa dos Girassóis; Da Casa dos Leões à elegante casa Leon Petit; Da Casa Alves Ribeiro ao edifício da AIPAL; Cinco freguesias, cinco igrejas matrizes; Dezena e meia de capelas e capelinhas; O Castro de Ovil e os moinhos do concelho.

Os autores destacam “a singularidade da toponímia espinhense, o que tem valido a Espinho garbosas comparações com Nova Iorque por causa das ruas e avenidas numeradas que caraterizam Manhattan”.

Lendo este novo volume “ficamos a saber que é preciso mergulhar nas raízes da história para compreender por que é assim – quer na origem da quadrícula urbana que facilitou esta opção toponímica quer, sobretudo, nas razões histórico-políticas ligadas à implantação da República em 5 de outubro de 1910”, salientam.

Sabe-se, desde já que o próximo (o 13.º volume da coleção Cadernos de Espinho) será dedicado às festas e romarias do concelho, com destaque para as Batalhas de Flores, Marchas Luminosas, Festa Brava, Festas Religiosas e Tradição do Folclore, estando previsto o seu lançamento para setembro, por ocasião das Festas de Nossa Senhora da Ajuda.