Grafitis e manchas de sujidade no pavimento são imagem de marca da ponte. Fotografia: Sara Ferreira/DE

A falta de manutenção e ocasionais atos de vandalismo estão na origem da deterioração da ponte pedonal, entre a rua e a avenida 8. Alguns moradores já fizeram queixas nas entidades competentes.

Construída no ano de 2019, no âmbito do projeto ReCaFe (Requalificação do Canal Ferroviário de Espinho), a ponte pedonal da rua 5, em Espinho, foi criada com o propósito de permitir aos peões atravessar o caminho de ferro, entre a rua e a avenida 8, no seguimento da rua 5.

Passados três anos apos a sua construção, a ponte pedonal continua a servir os seus propósitos, de uma maneira geral, mas o seu estado tem vindo a degradar-se, devido a múltiplos fatores.

O vandalismo e a falta de manutenção são as principais causas para a perda de qualidade da qualidade da ponte, verificada pela própria população.

Os exemplos que mais saltam a vista, e que ilustram a situação, são a grande quantidade de grafitis espalhados pela obra – alguns deles com mensagens obscenas -, a danificação da luz de saída, a ferrugem que afeta paredes, escadas e também elevadores e a inoperância dos últimos. Existem ainda relatos de distúrbios noturnos que resultam na presença de resíduos e ate dejetos.

No que aos delitos noturnos diz respeito, os moradores queixam-se principalmente da falta de um segurança que pudesse trabalhar durante a noite, altura em que os próprios acreditam que acontecem estes atos de vandalismo.

Notícia disponível, na íntegra, na edição de 29 de dezembro de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.