Mercado Municipal vai acolher novos comerciantes em março (Fotografia: Sara Ferreira)

Com o objetivo de criar uma dinamização económica, social e cultural no Mercado Municipal, a Junta de Freguesia de Espinho realizou, dia 26 de janeiro, um procedimento concursal de hasta pública para atribuição de espaços vagos. Lojas comerciais foram as mais procuradas.

Das nove lojas disponíveis em concurso, sete foram atribuídas a novos comerciantes que deverão agora ocupar o mercado. Foram escolhidas três lojas interiores, quatro exteriores, restando apenas duas que não obtiveram interessados.

Daniela Ramos, proprietária da loja Palavras Soltas, ganhou a concessão do espaço disponível na rua 18. Apesar de ter negócio aberto na mesma rua, procurou um novo espaço no Mercado Municipal, confessando que o único motivo se deve a questões financeiras. “Não considero que a loja do mercado seja um local mais atrativo, até porque a minha loja se situa também na rua 18. No entanto, como aumentaram bastante a renda da loja onde estou, decidi concorrer a um espaço no mercado”, revela Daniela, explicando que conseguiu aquele que ambicionava.

A loja atribuída a Daniela, um espaço voltado para o exterior, foi a que obteve mais licitações do concurso, uma vez que era desejado por outra concorrente. Com uma base de licitações a começar nos 100 euros, a loja, que acabou por ser entregue à proprietária da Palavras Soltas, chegou ao valor máximo de 1750 euros. Para Daniela Ramos, o objetivo era permanecer na rua 18, por isso, confessou à Defesa de Espinho que se não ganhasse a concessão da loja pretendida, não haveria interesse por outra. A concorrente direta de Daniela acabou, mais tarde, por vencer uma loja no interior do mercado e a segunda loja mais disputada, também no interior, conseguiu uma licitação máxima de 550 euros.

Segundo Vítor Sousa, vice-presidente da Junta de Freguesia de Espinho, o concurso “correu muito bem”, mostrando-se “satisfeito por perceber que há bastantes pessoas interessadas”, algo que já não acontecia há muito tempo.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 2 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€