Em todas as freguesias, as celebrações pascais serão marcadas pela saída das cruzes à rua, sendo que nas paróquias de Anta, Guetim e de Silvalde o compasso irá visitar as famílias em sua casa.

No próximo domingo, dia 9 de abril, celebra-se a Páscoa por todo o concelho. Como manda a tradição, as celebrações religiosas estendem-se até às casas dos paroquianos, sendo que entre o compasso e as visitas pascais, todos os lugares do município terão a oportunidade de receber comemorações da data.

No próximo domingo, dia 9 de abril, celebra-se a Páscoa por todo o concelho. Como manda a tradição, as celebrações religiosas estendem-se até às casas dos paroquianos, sendo que entre o compasso e as visitas pascais, todos os lugares do município terão a oportunidade de receber as comemorações.

Em Guetim serão quatro as cruzes que a partir das 9h irão de casa em casa pelas ruas da paróquia, dividindo-se entre a zona da igreja, Rameiro, Picadela e Aldeia Nova. Os vários trajetos têm em comum o facto de começarem nas zonas mais periféricas e seguirem em direção à igreja matriz, onde às 18h terá lugar o recolher das cruzes e a eucaristia de Páscoa, que culmina quatro dias de celebrações pascais.

Em moldes semelhantes, o compasso irá percorrer também as ruas de Anta. Desde as nove da manhã serão catorze as cruzes que irão passar por toda a paróquia, desde as zonas mais periféricas até à igreja. Na zona urbana da freguesia serão cinco as equipas responsáveis pelas visitas às famílias, em Esmojães serão outras cinco, na Idanha três e na Ponte de Anta uma. Às 19h as cruzes serão recolhidas e celebrar-se-á a tradicional eucaristia.

Da mesma forma, em Silvalde, o compasso também passará pelas casas da freguesia. A visita pascal arrancará às 9h30 e terá fim com o recolher das nove cruzes pelas 19h, depois de passar Souto, Gulhe, Corga, Sisto, Sales, Marinha e o centro da paróquia. Já em Espinho, as celebrações vão ter início, tal como já demos conta na última edição, pelas ruas espinhenses às nove da manhã. A eucaristia de Páscoa realiza-se às 11h no pavilhão da Académica de Espinho e outra às 19h no auditório do Centro Pastoral, uma vez que a igreja matriz continua em obras.

Para terminar, em Paramos as celebrações ficam marcadas também pelas visitas pascais. Às nove da manhã sairão seis cruzes da igreja paramense, que irão percorrer as várias ruas da paróquia. Apesar de não entrarem nas casas, cada cruz tem lugares definidos para parar e proceder a um momento de oração e cânticos alusivos à quadra pascal. Os seis trajetos estão previstos terminar entre o meio-dia e a uma da tarde, sendo que às 18h30 terá lugar o encontro das cruzes no adro da igreja, para de seguida se celebrar a eucaristia comemorativa.

Celebrações Pascais

6 de abril, Quinta-Feira Santa

19h30, Ceia do Senhor, Lava-Pés e Adoração do Santíssimo Sacramento até às 24h (Guetim)

21h00, Ceia do Senhor, Lava-Pés e Adoração do Santíssimo Sacramento até às 24h (Anta)

21h15, Ceia do Senhor (Silvalde)

7 de abril, Sexta-Feira Santa

17h00, Celebração da Paixão do Senhor (Guetim)

15h00, Celebração da Paixão do Senhor (Anta)

15h00, Celebração da Paixão do Senhor (Silvalde)

21h00, Via Sacra organizada pelo Grupo de Jovens (Silvalde)

8 de abril, Sábado Santo

10h00, Recitação de Laudes (Guetim)

10h00, Recitação de Laudes (Anta)

21h00, Vigília Pascal (Silvalde)

21h30, Vigília Pascal (Guetim)

22h00, Vigília Pascal (Anta)