Voleibol: Académica de Espinho, o ‘papa-títulos’ da formação

Nuno Correia, Alexandre Meireles e Tomás Teixeira foram três dos protagonistas dos títulos nacionais do voleibol academista (foto: Francisco Azevedo)

Em apenas uma semana, a Académica de Espinho alcançou dois títulos nacionais de voleibol nos escalões de formação. Depois dos sub-21, pelas mãos de Ricardo Teixeira, agora foram os juniores masculinos, treinados por Alexandre Meireles, a elevar o principal troféu. Mas as conquistas podem não se ficar por aqui pois no fim de semana que se aproxima os juvenis academistas vão à luta em Esmoriz. Será este o ano de ouro da formação no clube do Mocho?

Alexandre Meireles, treinador dos juniores e coordenador da formação de voleibol da Académica de Espinho considera que “não foi muito difícil chegar a este título” porque o grupo de trabalho é muito forte. “Os jogadores estavam focados e sabiam o que queriam desde o início da época”, explica o técnico campeão.

Para o treinador, as equipas da Académica “já trazem consigo um espírito vencedor” e os jogadores “são muito focados”.

Meireles considera que a formação na Académica “está num nível elevado” e a prova, segundo o técnico, está nas presenças de vários escalões nas fases finais.

Nestas duas últimas fases finais jogaram atletas dos escalões inferiores, mas o treinador afirma que no clube não encaram os jogadores como sendo de um ou outro escalão. “São jogadores da Académica e os treinadores falam uns com os outros e sabem para onde vai este ou aquele atleta. Por isso, a gestão é feita de forma correta e positiva, de forma a que os atletas sintam que estão a ser valorizados para desenvolverem a sua formação, ajudando sempre os seus escalões-base”, explica o coordenador.

Mesmo com tantas conquistas, o treinador recusa a ideia de que a Académica seja um clube desportivo só focado na competição. “É importante que os atletas tenham um plano para o futuro e que sejam um exemplo na sociedade”, sublinha.

Meireles acredita que a formação “é um todo” porque o clube tem “um grupo técnico muito competente e focado”. “Acho que poderemos trazer mais títulos porque estamos muito fortes e queremos ser uma referência a nível nacional”, remata.

Artigo completo na edição de 18 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.