Filipe Pereira está de saída após 19 anos de projeto (Fotografia: Sara Ferreira)

Iniciou ontem [19 de junho], no Centro Multimeios, a 19ª edição do FEST – New Directors New Films Festival. A cerimónia de abertura, que contou com a presença de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, ficou marcada pela decisão de saída de Filipe Pereira, criador e diretor do festival desde o início.

Recordando que o FEST começou com “um orçamento de apenas 500 euros”, Filipe destacou o papel importante que o evento foi conquistando. Segundo dados do Turismo de Portugal, “hoje cada edição, só durante a semana de festival, tem um retorno para a economia local que ultrapassa 1 milhão de euros”, partilhou.

Reconhecendo a importância das pessoas que ajudam a desenvolver o festival, Filipe Pereira homenageou Eddy Joseph, uma das principais personalidades do som no cinema e ainda a Academia de Música de Espinho, uma vez que sempre apoiou a realização do evento.

Para Filipe Pereira, trata-se de uma “instituição que sabe manter um diálogo elevado em termos de qualidade e de cultura. Uma instituição que partilha um pouco a nossa visão sobre aquele que é o nosso papel na sociedade”.

A 19ª edição do festival prolonga-se até dia 26 de junho, ao mesmo tempo em que decorre, nos jardins do FACE, a nova secção Music Walk With Me.