“Cada vida é UmaVida”

Foto: DR

Cada vida é UmaVida, é o título do documentário que relata histórias de pessoas em situação de sem-abrigo, com o apoio e intervenção social realizado pelo Centro Social de Paramos (CSP).

A antestreia foi no sábado, no Centro Multimeios e a estreia do documentário, on-line, está prevista para o próximo dia 8 de julho, nas redes sociais. O documentário que retrata a vida dos sem-abrigo na cidade de Espinho está incluído no projeto implementado pela equipa de intervenção e acompanhamento psicossocial de pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Espinho e é financiado pelo Fundo Social Europeu (Norte2020), que terminou em junho passado. A iniciativa acompanha pessoas em situação de sem-abrigo através do contacto de rua, do atendimento formal, acompanhamento nas rotinas do dia-a-dia e inserção socioprofissional, sendo objetivos principais “apoiar na construção e execução de um projeto de vida alternativo e consequentemente, criar alternativas à rua”, sublinha uma das técnicas do CSP, Marília Costa. O documentário Cada vida é UmaVida é um dos instrumentos que visa promover “a desconstrução de estereótipos” evidencia, acrescentando que “é um dos produtos feitos com a Arrepio Produções para sensibilizar a comunidade para o fenómeno da existência de pessoas em situação de sem-abrigo”.

Na cerimónia da antestreia do documentário, o presidente da direção do CSP, Manuel Costa e Silva, anunciou que a instituição, na ausência de enquadramento em concursos públicos que permitam a continuidade de financiamento, irá assegurar o funcionamento da equipa de intervenção UmaVida em serviços mínimos. O responsável pelo CSP explicou, também, que no âmbito de uma parceria com o Município de Espinho, será aberta uma habitação partilhada em setembro próximo para pessoas em situação de sem-abrigo com quatro vagas.

Segundo o realizador do Cada vida é UmaVida, João Paulo Nunes, da Arrepio Produções, “um dos objetivos era fazer um documentário que pudesse ilustrar as maiores dificuldades que estas pessoas sentem ao estarem na rua e os obstáculos que têm pela frente na perspetiva de uma reintegração na vida social e na sociedade”. Um trabalho que, segundo João Paulo Nunes salienta, foi feito “em estreita ligação com as técnicas do Centro Social de Paramos”.

Artigo completo na edição de 6 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.