Domingos Oliveira, fundador do TPE vai ser homenageado (Fotografia: Arquivo/Sara Ferreira)

Espetáculo do Teatro Popular de Espinho evoca os 50 anos do grupo e homenageia o seu fundador.

Canções em Cena tem estreia marcada para 21 de julho e é o novo espetáculo do Teatro Popular de Espinho (TPE). Depois da apresentação da peça Amarguras do Mel, em abril, Canções em Cena traz de volta a celebração do 50º aniversário do grupo de teatro, aproveitando a oportunidade para, mais uma vez, homenagear Domingos Oliveira, fundador do TPE.

Segundo António Paiva, um dos responsáveis pelo grupo, o espetáculo vai recuperar algumas das canções que Domingos Oliveira compôs propositadamente para as peças de teatro do grupo espinhense. “É uma coisa desconhecida das pessoas porque o conhecem mais como poeta, professor e estudioso do teatro, e, por isso, nós achamos que era interessante ir buscar algumas dessas canções e fazer um espetáculo”, explica, reforçando que este trabalho vai incidir nas canções que foram construídas para as peças O Mundo às Avessas, Sagui e as Estrelas, Vida de D. Quixote e ainda o Auto da Barca do Inferno, um trabalho de Gil Vicente.

“Com essas canções nós organizamos um alinhamento do espetáculo a que acrescentamos excertos das peças para as quais as canções foram compostas para dar o enquadramento e, assim, situar as pessoas”, refere António Paiva, explicando que “os atores estão a preparar os excertos das peças e, paralelamente, há cantores e músicos que estão a preparar as canções”. A coordenação e adaptação está a cargo de Fausto Neves.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 13 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€