A competição, que visa a inclusão social, já tem o dobro de equipas inscritas para a próxima edição e não deve ficar por aqui. O ano passado já foi o fenómeno, mas será ainda maior na 2ª edição, contando com a presença de figuras como Hélder Postiga.
Arrancará em setembro a 2ª edição do Torneio de Futebol de Rua, um torneio enquadrado num projeto organizado pela Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE). A competição, que será disputada de 8 a 10 de setembro, procura promover o acesso ao desporto e a inclusão social através do futebol, tendo como público-alvo “homens e mulheres que queiram participar num futebol inclusivo”.
Tiago Paiva, presidente da AFPCE, revela que o torneio também contará com equipas formadas por jogadores dos seis aos 12 anos, existindo, além desse torneio, a componente de futebol adaptado, que contará com outros atletas. “O projeto de Futebol de Rua é de intervenção e inclusão social para aquelas crianças que, neste momento, não praticam desporto em nenhuma coletividade e nenhum clube”, explica o presidente, referindo que a formação das equipas é mista.
Relativamente às expectativas para a edição de 2023, Tiago Paiva informa que o objetivo é contar com cerca de 60 a 75 equipas inscritas no torneio dos seis aos 12 anos, o que daria uma média de 600 a 750 atletas, e com 100 praticantes no torneio de futebol adaptado. Estes números seriam amplamente superiores ao número da 1ª edição, onde participaram 30 equipas e 70 participantes.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 10 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€