Boccia: Ana Catarina Correia sagrou-se vice-campeã europeia

Ana Catarina Correia e André Ramos com o treinador do SC Espinho, André Tavares (foto: DR)

Ana Catarina Correia conseguiu a medalha de prata e o título de vice campeão da Europa de boccia BC2. O seu colega, André Ramos, conquistou duas medalhas de bronze – uma individual em BC1 e a outra no coletivo, juntamente com os portugueses David Araújo e Cristina Gonçalves.

A atleta espinhense Ana Catarina Correia em representação da seleção de Portugal, sagrou-se vice-campeã europeia de boccia (BC2) no European Para Championships 2023 que se realizou em Roterdão, nos Países Baixos. A jogadora do SC Espinho, perdeu na final com a jogadora dos Países Baixos, Chantal Van Engelen, por 1-8.

“A minha estreia em termos gerais foi muito positiva. Chegar à final é o objetivo de todos os atletas que aqui estão e desse ponto foi muito gratificante, apesar da medalha de prata ser um dissabor por ter estado tão próxima do lugar mais alto do pódio”, declarou Ana Catarina Correia ao Comité Paralímpico de Portugal (CPP) acrescentando que “é também uma grande motivação para fazer ainda melhor nas próximas competições”.

André Ramos, também do SC Espinho em representação de Portugal, conquistou a medalha de bronze correspondente ao terceiro lugar em BC1 masculino.

O atleta espinhense venceu o grego Panagiotis Prokopis Soulanis por 4-3, no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar.

“O meu objetivo era chegar à final mas não foi possível. Ainda assim consegui ir ao pódio e isso é um ponto favorável, já a pensar em Paris’2024″, afirmou o atleta espinhense ao CPP. “O jogo de boccia só acaba no fim, tive que fazer uma boa gestão de bolas para conseguir virar o jogo e assegurar a medalha de bronze”, admitiu André Ramos.

André Ramos alcançou, ainda, outra meldalha de bronze (coletiva) na equipa BC1/BC2 com David Araújo e Cristina Gonçalves. Depois de o conjunto português ter sido afastado na final pelos Países Baixos por 7-3, na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares levou a melhor sobre a França com uma vitória por 8-1 que valeu a medalha de bronze para Portugal.

“A equipa esteve bem ao longo da competição. O nosso objetivo era a final, mas fomos à luta e conseguimos a medalha de bronze”, declarou o atleta espinhense, que é capitão de equipa, ao CPP.

“Esta é uma equipa renovada, temos uma boa coesão e vamos fazer o nosso trabalho cada vez melhor”, salientou André Ramos.