O grupo de futsal tem feito uma longa caminhada, que já passou por várias casas e torneios. Os 28 anos do grupo são sinónimo de longevidade e dedicação, existindo a ambição de celebrar o 30º aniversário com pompa e circunstância.
A 15 de agosto de 2023, o grupo Olimpíada Futsal 1995 completou 28 anos de vida. Um dos seus fundadores e atual responsável, Manuel Correia, revela que tudo começou com um grupo de amigos, que moravam perto uns dos outros, e que “ia brincando e jogando futebol de rua”.
O coletivo foi batizado graças ao patrocinador, António Leitão, que “ajudava o grupo a toda a hora” e viu o nome da sua loja de artigos desportivos assumir a designação da equipa. Além de Manuel, mais três pessoas fundaram o projeto: António Jorge, Ricardo Bento e José Vieira. A eles se juntaram mais dois membros numa fase inicial, sendo que, atualmente, o grupo é composto por 21 atletas.
“As pessoas que se juntam são sempre bem escolhidas, há que conhecer bem quem estamos a incorporar. O que queremos neste grupo é a componente da amizade, é o mais importante. Queremos pessoas que se entrosam bem no grupo, que o torne mais forte”, explica Manuel Correia.
Segundo o atual responsável pelo Olimpíada, os jogadores ficam porque sentem que o grupo é forte e tem alicerces para continuar, contando com a ajuda de patrocinadores como Fergus, Cafetaria Doce Belo e Três Pintas, que serve de “casa” para os jogos e treinos do grupo.
No futuro próximo, a equipa não prevê aumentar o número de atletas. Até porque isso significa reduzir os minutos de jogo dos atuais elementos. No entanto, Ricardo Bento revela que o espírito é de acolhimento: “não atraímos as pessoas, elas é que querem participar no nosso grupo. Além de sermos um grupo de amigos, também envolvemos a nossa família e fazemos convívios, temos outras atividades”.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 24 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€