Fotografia: Isabel Faustino

Rafinha tem 24 anos e atua como lateral-direito numa das equipas que promete lutar pela subida à Liga 3, o Beira-Mar. Formado no SC Espinho, o jogador parte para a terceira época ao serviço dos aurinegros, que segundo o próprio, têm um projeto bem delineado.

Quais são os objetivos do Beira-Mar tem para esta temporada?

Temos um objetivo claro que é a subida de divisão. Chegar à Liga 3 passa muito por cumprir uma série de etapas que incluem muito trabalho e a profissionalização do clube, de modo a estarmos preparados para responder a dificuldades de outro patamar.

Há muitos exemplos de clubes históricos que conseguiram reerguer-se e voltar aos campeonatos principais, como o Estrela da Amadora, União de Leiria ou Os Belenenses. Sentem que podem ser o próximo a dar esse passo?

Sim, sem qualquer tipo de dúvidas, até porque o Beira-Mar é um clube muito bem estruturado. O presidente tem um projeto muito bom, ou seja, sempre executou as coisas com calma, passo a passo, nunca tomou uma decisão demasiado arriscada para o momento. Na atual temporada, vamos atacar a promoção à Liga 3, sem dúvida nenhuma.

Esse projeto de que fala já estava em andamento quando se juntou ao clube?

Sim. Desde a chegada do atual presidente, o Beira-Mar sempre foi um clube onde se pensou em delinear bases para conseguir consolidar uma estrutura forte de maneira a conseguirmos lutar pelas subidas de divisão. No primeiro ano, conseguimos a subida do campeonato distrital até ao Campeonato de Portugal e conseguimos montar uma estrutura boa. A época seguinte foi de afirmação na divisão e, nesta terceira época, estamos a atacar a Liga 3, com bases e estrutura consolidada para ter sucesso.

Como descreve o estilo de jogo da equipa?

Diria que o nosso estilo de jogo se caracteriza pelo atrevimento, mas também temos jogadores competentes e sérios para pausar o jogo se assim for necessário. Em suma, a nossa maneira de jogar é ofensiva.

Sente que se adapta bem a essa maneira de jogar? É um lateral ofensivo…

Sem dúvida. O estilo de jogo que se adotou no clube é o que melhor se adequa aquilo que são as minhas características. É um estilo muito ofensivo, onde os defesas laterais jogam bastante subidos no terreno, projetados. Como uma das minhas características é ser rápido, penso que encaixo bem na equipa. Consigo chegar com facilidade e qualidade ao último terço.

Artigo completo na edição de 14 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.