Fotografia: Isabel Faustino

O clima deu tréguas e a tradição manteve-se. A realização dos Tapetes de Flores de Nossa Senhora da Ajuda esteve em risco, mas os trabalhos começaram às 15h.

As chuvas e ventos fortes que estavam previstas para o Norte e Centro do país aparentam ter acalmado em Espinho, o que se traduz em boas notícias para todos os espinhenses que queiram aproveitar da melhor maneira as festas da Nossa Senhora da Ajuda.

Pairavam algumas dúvidas nos últimos dias em relação à meteorologia, o que chegou a pôr em risco a realização dos Tapetes de Flores, como conta Emília Dias, da associação ÉVida.

“Havia a hipótese de não haver Tapetes, dependendo do tempo. Outra alternativa passaria por adiar a sua realização para as 18h, mas, felizmente, foi possível começar às 15h, como estava planeado”, afirmou.

Para além da forte precipitação que ocorreu na última noite, o rebentamento de uma conduta de água na rua 19 também lançou preocupações, mas os bombeiros limparam devidamente o local.

Contando com a ajuda de cerca 300 voluntários, estão a ser utilizadas 21 toneladas de sal para a elaboração dos Tapetes, cujo tema deste ano são os apóstolos e os santos padroeiros.

As celebrações da Nossa Senhora da Ajuda irão prosseguir como previsto e contarão com um concerto de Bárbara Bandeira às 22h30, na Praça do Mar.