Orquestra Clássica de Espinho atuou para várias crianças (Fotografia: Isabel Faustino)

O Auditório de Espinho | Academia acolheu na passada sexta-feira mais um concerto júnior, um programa dirigido à comunidade escolar com um momento protagonizado pela Orquestra Clássica de Espinho, onde estiveram presentes vários alunos do primeiro ciclo de escolas espinhenses.

Estes concertos, que são realizados desde 2009, representam uma forte atração para as crianças e, por isso, continuam a ser uma aposta do Auditório de Espinho | Academia. A Defesa de Espinho conversou com Alexandre Santos, diretor do espaço cultural e revela a forma como os momentos são pensados e estruturados.

Qual é o objetivo destes concertos?

Os concertos júnior são ensaios abertos, concertos que têm na sua base o programa que as nossas orquestras, quer a de jazz, quer a orquestra clássica, estão a preparar para um concerto. Apesar de este ser um concerto júnior, em que é dirigido à população mais jovem, em idade escolar, também acolhe outros públicos, nomeadamente pessoas mais velhas.

Que balanço faz deste último concerto que o auditório acolheu?

O concerto de sexta-feira foi muito bem acolhido. Os professores que acompanharam os alunos naturalmente manifestaram o seu agrado. Felizmente, uma grande parte dos alunos já tinham tido a oportunidade de assistir a este tipo de rúbrica que o auditório promove e, efetivamente, vem na linha daquilo que é objetivo destes concertos que é, no fundo, proporcionar estas oportunidades, fazer o contacto com a música, com a cultura musical e criar hábitos de escuta e frequência de concertos.

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 28 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€