Voleibol: Centenas de jovens vão participar no Toninho Cup

Toninho (António Octávio), é um dos maiores símbolos do voleibol do SC Espinho (fotografia: Sara Ferreira/arquivo)

A 11.ª edição do Torneio Toninho Cup irá reunir centenas de atletas entre sexta-feira e domingo na Nave Desportiva Municipal de Espinho. A emblemática prova de voleibol do SC Espinho, irá envolver equipas de todos os escalões etários da formação (10 no total), desde os infantis aos juniores, masculinos e femininos.

O Toninho Cup, uma das mais conceituadas provas de início da temporada na formação de voleibol, irá decorrer na Nave Desportiva Municipal de Espinho a partir de amanhã. Irão estar em competição cerca de quatro dezenas de equipas de todos os escalões, entre infantis e juniores, masculinos e femininos. Trata-se de uma iniciativa do SC Espinho que pretende homenagear uma das mais emblemáticas figuras do clube, António Octávio (Toninho).

“Vamos realizar mais uma edição do conhecido torneio, tendo em consideração que nesta altura os clubes promovem várias provas de início de temporada para a formação”, diz o vice-presidente para o voleibol dos tigres, José Pedrosa, acrescentado que a ideia do clube visa “manter a tradição que esta prova já vem tendo ao longo destes 11 anos ao levar a competir várias centenas de atletas ao longo de três dias”.

O responsável pelo voleibol dos tigres espera “ter cerca de 40 equipas oriundas de todo o país, incluindo a Académica de Espinho, clube da cidade com o qual mantemos uma parceria e boas relações”, afirma José Pedrosa.

O dirigente espinhense diz que apenas estarão excluídas as equipas de minis pois “a competição começa mais tarde e ainda estamos a organizar as equipas para o início de época”, explica.

“Símbolo maior do clube”

Ao contrário do que é habitual, o patrono da prova não deverá acompanhar a prova deste ano. “Infelizmente para o SC Espinho, o Toninho tem estado afastado por razões de saúde e que se prendem com a própria idade desta figura tão importante para nós. Ele é um símbolo do SC Espinho e é um exemplo de uma pessoa que tem servido não só o clube, mas também o voleibol ao longo de décadas, sem nada ter em troca”, salienta. “É o símbolo do maior clube de voleibol nacional, da modalidade e do desporto em geral”, evidencia o dirigente, acrescentando que “é uma pessoa que se dedicou de corpo e alma a servir os outros por gosto. Por isso, vale bem a pena manter a tradição de realizar um torneio com o seu nome o que acaba por ser uma singela homenagem a esta figura”, vinca José Pedrosa.

Artigo completo na edição de 28 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.