Temporal: Alerta para ventos fortes, chuva e agitação marítima

Fotografia: Bruno Caprichoso/arquivo

Mau tempo deverá manter-se. Autoridades alertam para o vento forte, chuva e agitação marítima.

A queda de ramos de árvores, devido ao temporal que se está a sentir, provocou danos ligeiros em duas viaturas automóveis na cidade de Espinho.

A primeira ocorrência registada pelos Bombeiros do Concelho de Espinho foi às 8h15 da manhã de hoje [17 de outubro], na rua 23, onde um ramo acabou por atingir um automóvel que estava estacionado, provocando alguns riscos na pintura.

A segunda viatura foi atingida, ligeiramente, por um pequeno ramo que caiu de uma árvore, cerca das 14h50, na rua 35 com a avenida 24.

Ambas as situações foram resolvidas pelos Bombeiros do Concelho de Espinho em cerca de 10 minutos.

Entretanto, mantém-se o alerta emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) com a “precipitação por vezes forte e persistente” na região Norte.

O alerta mantém-se para os fortes ventos que, “no litoral poderão atingir os 80 quilómetros por hora” podendo, ainda ocorrer “fenómenos extremos de vento”.

Segundo a ANEPC, a agitação marítima será “forte, com ondas até 5,5 metros”, com “picos que poderão atingir os 9 metros de altura”.

Dada a situação, a ANEPC alerta para a possibilidade da ocorrência de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento” e para “cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.