Associação de Diabéticos vai iniciar serviço de apoio domiciliário

Fotografia: Sara Ferreira

A Associação Diabéticos de Espinho anunciou que em breve irá iniciar o serviço
de apoio domiciliário aos seus sócios e voluntários. Serão retomadas as visitas às
escolas com a missão de prevenção e diagnóstico das crianças. Grupo de cavaquinhos
estreou-se na cerimónia de encerramento dos 25 anos da coletividade.

Foi com casa cheia, muita música e animação que a Associação Diabéticos de Espinho (ADE) encerrou as comemorações dos 25 anos da sua fundação. No auditório do Centro Multimeios de Espinho atuaram os grupos de cavaquinhos da Impormúsica e do Orfeão de Espinho, o Grupo Cultural e Musical em Cordas de Paços de Brandão e o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Associação GCP (Porto), assim como o grupo recém-criado dos “Diabéticos de Espinho”.

O Grupo de Cavaquinhos da ADE fez a sua estreia no encerramento das comemorações do 25.º aniversário da associação (fotografia: Sara Ferreira)

Durante o evento foram dadas a conhecer as atividades permanentes, os serviços clínicos, controlo da glicémia e a retoma, para breve, das visitas às escolas com missão de prevenção e diagnóstico das crianças, a sensibilização para a problemática da diabetes, também as atividades ocupacionais mais recentes como a costura criativa, a cargo de Helena Loureiro, a pintura em tecidos, com Milay e Annie, e o grupo de cavaquinhos, com António Andrade e Isabel Martins.

Sobre os cavaquinhos da ADE, o responsável pelo grupo, António Andrade, referiu que se trata de “um projeto inclusivo e aberto a toda a comunidade” e que visa, acima de tudo, “obrigar as pessoas a saírem de casa”.

“A música é uma animação, independentemente de se tocar bem ou mal e tem a capacidade de avivar algumas das nossas capacidades cognitivas e sensoriais”, salientou António Andrade. “É isto que queremos potenciar em todos os que fazem parte do grupo”, acrescentou o coordenador do grupo.

Próximo passo: integrar a rede social de Espinho

A ADE também aproveitou o evento para anunciar, muito em breve, o serviço de apoio domiciliário, com a ajuda dos sócios e voluntários, uma valência muito solicitada tanto dentro dos seus cerca de 900 associados, como da comunidade espinhense.

“Estamos a preparar os recursos humanos e já existe uma viatura para este serviço” disse o voluntário, Rui Torres, durante o espetáculo da comemoração do aniversário da ADE.

“Estamos preparados para iniciar o serviço de apoio à nossa população, embora reconheça que os recursos não serão os suficientes face aos pedidos que vão surgindo”, acrescentou.

Outro passo a ser dado pela ADE será “integrar a rede social de Espinho, colaborando com a comunidade”, evidenciou o voluntário da ADE.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, reconheceu a dinâmica e a atividade desenvolvida pela ADE e destacou a “agradável surpresa que foi o primeiro encontro de cavaquinhos” que “excedeu todas as expectativas”.

A autarca manifestou a “total disponibilidade” para “colaborar na concretização dos objetivos” da associação que “já conta com um longo percurso”.

Artigo completo na edição de 26 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.