Ténis: Rodrigo Duarte venceu torneio internacional em Sanxenxo

Rodrigo Duarte e o seu treinador, o espanhol Miguel Lapido (fotografia: DR)

Rodrigo Duarte, atleta da Espinho Tennis Academy (ETA) do Clube de Ténis de Espinho (CTE) venceu o torneio internacional do Junior Tennis Tour, integrado no calendário Tennis Europe U16, disputado em Espanha na localidade de Sanxenxo, Pontevedra.

O jogador da ETA venceu, na final, o português Gonçalo da Rosa Castro pelos parciais 6/3, 1/6 e 6/2.

Na prova de singulares, Rodrigo Duarte venceu, na primeira ronda, o espanhol Ian Barroeta em três sets com os parciais 2/6, 6/2 e 6/3. Na segunda ronda bateu, em dois sets, o suíço Charlie Bazil por duplo 6/1.
Nos quartos de final, o atleta da ETA derrotou o Belga Jules Dannevoye por 6/3 e 6/0 e na meia-final venceu o espanhol Gonzalo Vedri, em três sets muito disputados com os parciais de 2/6, 7/6 e 6/1.

Na final o atleta do clube espinhense encontrou Gonçalo da Rosa Castro. Estes dois jovens, promessas do ténis português, já se encontraram por diversas vezes e o saldo de vitórias era favorável a Gonçalo (4-3). No entanto, Rodrigo fez valer o seu estatuto de primeiro cabeça de série da prova e venceu um jogo de muita emoção.

Rodrigo Duarte, inicia a ´ova época de 2023/2024 com uma vitória importante, proporcionando uma subida no ranking Tennis Europe (TE), que poderá garantir a continuidade como sendo o segundo melhor classificado português.

O CTE/ETA foi representado neste torneio por mais atletas femininas. Vitória Accon foi derrotada na primeira ronda da prova, Madalena Matias foi afastada na segunda ronda e Madalena Santos na terceira ronda.