Orçamento de 44 milhões de euros para 2024

Camara
Fotografia: Bruno Caprichoso/arquivo

A Câmara Municipal de Espinho prepara-se para apresentar um orçamento de cerca de 44 milhões de euros para o ano de 2024. Há um acréscimo de cerca de quatro milhões relativamente ao ano passado.

Nos documentos previsionais que deverão ser levados, em breve, a votação no órgão executivo e na Assembleia Municipal, a autarquia prevê cerca de 44 milhões de euros e uma aposta na recuperação de infraestruturas municipais, nomeadamente em alguns dos equipamentos, na requalificação de ruas, escolas e habitação.

Na apresentação que foi feita no final da semana passada aos partidos com representação na Assembleia Municipal, o executivo traçou algumas das principais linhas orientadoras dos documentos previsionais, pouco se sabendo, em concreto, relativamente aos valores destinados para as diversas áreas.

Segundo a Defesa de Espinho apurou, o Partido Social Democrata (PSD), na reunião com a presidente da Câmara acabou por falar na necessidade de incluir nos documentos a requalificação da rua 19, entre as ruas 8 e 20 e a requalificação e repavimentação da Estrada 109 que atravessa o concelho de Espinho quando esta lhe for entregue pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Resta saber em que data serão levados os documentos previsionais para 2024 a reunião de Câmara e à Assembleia Municipal de Espinho, de forma a serem discutidos e aprovados.

Recorde-se que no ano passado, ainda com Miguel Reis como presidente da Câmara, o valor do orçamento rondava os 40,8 milhões de euros e que, segundo o autarca de então, se tratava de “um orçamento sério, responsável, equilibrado” e que abria “caminho às prioridades” do seu executivo e ao lançamento daqueles que eram os compromissos do Partido Socialista.