Quase 110 mil euros para reparar a passagem na rua Rosa do Moinho

Fotografia: Defesa de Espinho/arquivo

Mais de um ano após a derrocada das intempéries de outubro de 2022, a rua Rosa do Moinho, em Anta, vai ser arranjada. A obra irá custar cerca de 110 mil euros ao Município de Espinho.

O concurso público ditou a adjudicação da empreitada de reparação da rua Rosa do Moinho, em Anta, por um valor de 109.961,10 euros. A obra deverá estar concluída num prazo de 120 dias a contar da data da consignação e visa a “reconstrução da passagem hidráulica” no local.

O valor do preço base do procedimento do concurso foi de 134.441,00 euros, tendo a empresa José Pereira Remelhe & Filhos, Lda vencido o concurso público com o valor mais baixo, perante as restantes quatro concorrentes (TECNIFEIRA – Engenharia e Construção, SA; NMS Engenharia e Construção, Lda; Exuberantexemplo; e Sinop – António Moreira dos Santos, SA).

Recorde-se que a via encerrou ao trânsito a 20 de outubro de 2022 devido ao colapso parcial de estruturas que sustentam a ponte que atravessa a linha de água.

Numa reportagem publicada pela Defesa de Espinho em abril passado, a população mostrava-se indignada com a situação que já se arrastava há bastante tempo. Tratava-se de uma obra de avultadas verbas, que não estavam no âmbito das competências da Junta da União das Freguesias de Anta e Guetim e cuja responsabilidade era do Município de Espinho.

A derrocada da ponte implicou, durante todo o tempo, que a circulação de automóveis para a ligação a norte com as ruas do Guião e das Canas e, a sul, com a rua do Cruzeiro, fosse feita pelos Altos-Céus, através de um longo percurso.