Mães e Pais Natal para realizar o sonho das crianças

Fotografia: Isabel Faustino

O projeto nasceu em 2020, em plena pandemia, e visa trazer alguma a felicidade a crianças carenciadas do concelho. Rita D’Alte Pinho e Mónica Miranda têm o Mães e Pais Natal 2020, um grupo solidário criado nas redes sociais, especialmente para verem o “brilhozinho nos olhos” dos meninos e das meninas que, de outro modo, nunca poderiam satisfazer os seus sonhos.

A ideia nasceu em 2020 quando Mónica soube de um caso de um menino que pertencia a uma família necessitada e que não iria receber presentes no Natal. “Soube-o através de uma amiga que é assistente social e que manifestou o seu sofrimento por ver que aquela criança não iria ter um presente de Natal. Disse-lhe para não se preocupar porque iria resolver o problema”, revela Mónica Miranda.

A espinhense trabalha numa loja de venda de produtos para animais, muito próximo do estabelecimento comercial de Rita D’Alte Pinho e não teve dúvidas na hora de forma parceria. “Tive a ideia para este projeto e pedi ajuda à Rita porque não tinha muito jeito para lidar com as redes sociais”, confessa a mentora do projeto.

“Entrei com a Rita e como nesse ano não havia Natal em Espinho, devido à pandemia, pedimos autorização à Câmara Municipal e fomos para um espaço no largo José Salvador, para entregar as prendas aos meninos”, recorda. “Nesse ano o Município de Espinho emprestou-nos as roupas de Elfo e de Pai Natal, mas no ano seguinte comprámos as nossas”, salienta.

A ideia das duas espinhenses passa por publicarem os pedidos dos meninos, um a um, na página de grupo no Facebook, onde as pessoas vão apadrinhando os pedidos. “Desta forma vamos conseguindo realizar os desejos dos meninos”, explica Rita.

“Até agora temos conseguido realizar todos os desejos dos meninos manifestados através das cartas ao Pai Natal que são por eles enviadas e as pessoas têm sido fantásticas. Às vezes publicamos o pedido e pouco tempo depois já há quem o queira oferecer”, acrescenta Mónica.

Rita D’Alte Pinho diz que todos os anos tem receio de não poderem cumprir os objetivos que passam por “satisfazer todos os pedidos das crianças”. No entanto, “felizmente, temos conseguido os presentes pedidos pelos meninos ao Pai Natal”, sublinha, dando como exemplo as quatro bicicletas que serão entregues este ano. “São coisas muito dispendiosas, mas todas tiveram quem as apadrinhasse”, afirma Rita. “Quando isso se torna mais difícil, as pessoas juntam-se e contribuem com o valor que podem, acabando por chegar ao custo do presente”, acrescenta.

Artigo completo na edição de 21 de dezembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.