Ribeira de Silvalde torna a ficar suja devido a descargas ilegais

Fotografia: DR

A ribeira de Silvalde apareceu com a água escura, ao início da tarde de terça-feira. A situação repete-se e os moradores mostram-se preocupados, acusando as autoridades de terem conhecimento e de nada fazerem.

A água da ribeira de Silvalde apareceu poluída, alegadamente devido a uma descarga ilegal proveniente de uma fábrica a montante. Os moradores mostram-se muito preocupados pois trata-se de uma situação que se repete, sistematicamente. Dizem que tanto a Junta de Freguesia de Silvalde como a Câmara Municipal, assim como a Proteção Civil e as autoridades, têm conhecimento e acusam-nos de nada terem feito até agora.

Fotografia: DR

Segundo Vânia Barbosa, moradora no Bairro Piscatório, trata-se de “um problema ambiental muito grave” e apela às autoridades para que “resolvam, de uma vez por todas, esta situação”.

“Queremos que o problema tenha uma solução definitiva, até porque já a denunciámos, por diversas vezes, tanto ao Município de Espinho, como à Junta de Freguesia e à Polícia. Por isso, não poderão dizer que desconhecem o problema que considero de extrema gravidade e que constitui um crime ambiental”, afirma a moradora.

“Vivemos neste local e, por isso, estamos indignados. Não somos um monte de lixo para que se façam as descargas poluentes na nossa ribeira”, lamenta a cidadã que afirma que “esta situação se verifica há já alguns anos”.

“Gostaria que o problema ficasse resolvido de uma vez por todas”, diz a moradora, acrescentando que “a Câmara Municipal tem de averiguar e de encontrar os responsáveis por poluírem a ribeira”.

“Acredito que esta descarga seja de uma fábrica porque isto repete-se de duas em duas semanas”, dá nota Vânia Barbosa, acrescentando que “não há muitas fábricas por aqui e, por isso, não será difícil descobrir qual a que está a provocar esta descarga”.

Artigo completo na edição de 11 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.