São Silvestre 2024: Recorde de participantes e atleta dos EV Peraltafil no pódio

Fotografia: Isabel Faustino

A edição de 2024 teve um recorde de 2100 participantes. Cerca de 1400 atletas participaram na principal corrida que animou a manhã de domingo. Running Espinho levou à prova 60 atletas e o ginásio LS Fitness (35 atletas) e o SC Espinho/António Leitão (25) estiveram entre os clubes com mais participantes.

A nona edição da São Silvestre de Espinho, que se realizou no domingo [7 de janeiro], foi um sucesso. Quem o afirma é Mário Rui Dias, presidente do Running Espinho, coletividade organizadora do evento em parceria com o Município.

“Foi uma edição memorável e uma aposta ganha”, evidencia Mário Rui Dias apontando para o facto de terem alterado a realização da prova para uma manhã. “Isso trouxe muitas pessoas, naturalmente com a ajuda do bom tempo. Foi uma aposta ganha não só pela afluência de atletas e de famílias ao evento, mas também pela grande adesão da população de Espinho a assistirem e a incentivarem os atletas”, explica o dirigente que considera que “o saldo é muito positivo e só não será perfeito porque há sempre constrangimentos e incómodos junto dos residentes com uma organização do género”.

Mário Rui Dias garante que a organização “não teve qualquer reclamação por parte dos participantes” e que registou “centenas de elogios à forma como decorreu o evento e à maneira como a cidade acolheu todas as pessoas que vieram participar”.

O evento ficou marcado pela participação de 2100 pessoas, entre as quais 1400 correram na principal prova, nos 10 Km. Foi, por isso, no entender da organização, “um sucesso, aliado ao maravilhoso ambiente que foi proporcionado pelas coletividades que se juntaram com as animações ao longo do percurso. Foi uma festa do desporto e da corrida na cidade de Espinho”, sublinha Mário Rui Dias.

Para o dirigente do Running Espinho, “os atletas vão gostando, cada vez mais, de estar presentes na nossa São Silvestre que vai sendo já uma referência entre a comunidade do atletismo. Tivemos uma frente de corrida muito competitiva, com muitos aspetos táticos que foram muito engraçados de observar ao longo da corrida. Isto tornou a prova ligeiramente mais lenta do que o habitual, apesar de ser, praticamente, o mesmo percurso”, refere.

Artigo completo na edição de 11 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.