Faleceu Elsa Tavares, a primeira presidente da Câmara Municipal de Espinho

Elsa Tavares foi a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Espinho (fotografia: Sara Ferreira/arquivo)

Elsa Tavares, a primeira presidente da Câmara Municipal de Espinho faleceu ontem [13 de janeiro] aos 87 anos. Município decretou três dias de luto.

Elsa Tavares, a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Câmara Municipal de Espinho, faleceu ontem aos 87 anos.

A ex-autarca, que foi homenageada nas comemorações do 50.º aniversário na elevação de Espinho a cidade, no ano passado, com a Medalha de Honra da Cidade e com o Título de Cidadão de Espinho, foi presidente da Câmara após a morte de Lito Gomes de Almeida.

Professora do ensino básico de formação académica, foi chefe de uma companhia de seguros. Enveredou pela política no idealismo do PPD de Francisco Sá Carneiro. Veio de Besteiros, Tondela (Viseu) a acompanhar o seu marido, numa altura em que já tinha quatro filhos.

Elsa Tavares foi presidente de Câmara a partir de finais de outubro de 1989, após a morte de Lito Gomes de Almeida. No entanto, assumiu a liderança do Município em fevereiro de 1989 depois de Lito ter sido internado e de ter pedido a suspensão do mandato.

Nas redes sociais, através da página do Município de Espinho, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, numa nota de pesar, manifesta a sua “consternação” e decreta três dias de luto municipal.

“À família enlutada, a presidente da Câmara Municipal de Espinho endereça condolências e a expressão do seu mais profundo pesar”, refere a nota de pesar do Município, salientando todo o papel que a ex-presidente teve na vida política e social espinhense.

O funeral de Elsa Tavares realizar-se-á amanhã [15 de janeiro], pelas 15h00 e será sepultada no Cemitério Municipal de Espinho.

O corpo da ex-autarca estará em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje [14 de janeiro] na ala 2 da capela mortuária da Igreja Matriz de Espinho.

A missa de 7.º dia será celebrada no dia 19 de janeiro, pelas 19h00, no salão paroquial do Centro Pastoral de Espinho.